Atendimento 24 Horas 31 3511-6033 ou 3532-4684   

Notícias

Deficiência de selênio e vitamina E. Entenda!

Recebemos dia 28/07/2020 uma mini coelha de dois anos da raça Lion Head apresentando fraqueza muscular súbita, temperatura dentro dos padrões normais da espécie (38 graus) sem sintomas aparentes de nenhuma doença infecciosa. Solicitamos o internamento para avaliação detalhada do caso. Com o correr do tempo observamos que a coelha entrou em hipotermia grave (35,4 graus) em poucas horas e por esse motivo encaminhamos imediatamente para uma incubadora com temperatura e umidade controlada e soroterapia continua.

Fomos informados durante a consulta que a alimentação era constituída de uma ração vendida a granel sem identificação de marca nenhuma e também era oferecida cenouras e couve. Quando a temperatura estabilizou e desligamos a incubadora a temperatura do animal caia e só se mantinha se a incubadora era novamente ligada. A fraqueza muscular se mantinha com poucas alterações.

Baseado nos sintomas suspeitamos de uma deficiência polivitamínica e mineral. Entre essas deficiências se destacam a deficiência de selênio e vitamina E. Iniciamos  com medicação injetável para essa condição alteração clínica de origem nutricional. No final do terceiro dia foi dado alta com o animal com melhora de 90% sobre o quadro sintomatológico do dia da consulta. Recomendamos alteração completa da dieta com utilização de rações super premium e complementação da nutrição diária com feno de alfafa. Os resultados foram excelentes com recuperação total da coelha em 4 dias.





 

Está com alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, favor entrar em contato conosco!