Atendimento 24 Horas 31 3511-6033 ou 3532-4684   

Notícias

Papagaio da espécie Amazona aestiva - Apresentando alteração da coloração das penas

Uma vez que o azul é uma cor estrutural, ou seja, depende da refração da luz na camada esponjosa dos ramos das penas e não da ocorrência de pigmentos, a carência de aminoácidos, que afeta a estrutura da queratina das penas, pode levar a alteração da coloração azul das penas, mas a natureza exata dessa deficiência ainda não foi esclarecida.

Uma vez que o verde geralmente é uma combinação de pigmentos amarelos (lipocromo) sobre o azul estrutural. Mudança de cor do verde para o amarelo é uma ocorrência comum nas aves, e provavelmente se deve à perda do azul estrutural (MACWHIRTER, 2000).

No xantocroísmo ou flavismo, as aves têm uma coloração amarelo-esverdeada, chamado de canela pelos criadores, sendo que a íris possui a cor normal. No luteinismo, a ave possui, uma cor amarelo ouro, o tom das penas vermelhas se intensifica e a íris é vermelha, lembrando o albinismo. Não é raro que, depois de alguns anos de cativeiro, certos psitacídeos maculem-se de amarelo, e as penas amarelas porventura existentes em espécimes cativos podem ser substituídas por outras normais na muda subseqüente. Este fenômeno está ligado a uma alimentação excessivamente gordurosa, que favorece a aspiração de maior quantidade de lipocromos pela pena em crescimento. Uma vez que a 111 alimentação da ave é balanceada, as penas voltam á sua coloração normal verde (SICK, 2001).

Foi observado, o xantocroismo em caturrita (Myiopsitta monachus) (em cativeiro), Tuins (Forpus sp), papagaios como o papa-cacau (Amazona festiva), o verdadeiro (Amazona aestiva), o campeiro (Amazona ochrocephala) e moleiro ( Amazona farinosa), sendo que o mesmo ocorre também em araras (Ara). O esquizocroísmo é bem conhecido no periquito australiano do qual criou-se uma raça amarela há tempos, e no canário do reino (Serinus canarius) (SICK, 2001).

Está com alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, favor entrar em contato conosco!