Atendimento 24 Horas 31 3511-6033 ou 3532-4684   

Notícias

Gata Helga e a infecção provocada por um fungo (Sporothrix Schenchii)

A esporotricose é uma infecção provocada por um fungo (Sporothrix Schenchii) de natureza geofílica ou seja é um microrganismo encontrado no solo que atinge tanto aos animais como seres humanos portanto é uma doença do grupo das zoonoses. É uma doença de curso lento, portanto classificada como sub aguda ou crônica atingindo tanto a pele como os tecidos abaixo da mesma que são o tecido subcutâneo e o tecido linfático podendo atingir o aparelho respiratório. Na forma extra cutânea pode alcançar até os pulmões.

No ser humano a doença é comum em pessoas que lidam com solo e vegetais como jardineiros e agricultores. A partir da década de 80 a incidência de casos humanos através do contato aumentado com os gatos levou a doença a se expandir também no meio urbano especialmente pela troca dos cães por gatos como animais de estimação. Começa então a surgir um novo perfil de pacientes com esporotricose que são os proprietários de gatos, cuidadores de felinos abandonados e veterinários que atendem a essa espécie.

O Sporothrix é um fungo que ocorre em regiões de clima quente e como estamos vivendo grandes alterações climáticas atualmente a proliferação só aumenta, sendo a forma de contagio as arranhaduras,mordidas e áreas da pele humana sensibilizadas por outras doenças dérmicas ou irritadas que entram em contato direto com as lesões de pele dos felinos que estejam ulceradas ou secretando líquidos, chamadas lesões exsudativas. O diagnóstico é feito coletando material das lesões de pele e encaminhando para exame direto das secreções da ferida bem como também a cultura fúngica e a caracterização micológica do agente.

O tratamento vária de 4 meses, até quase 2 anos nos casos graves. Em média a regra recomendada é se todos os sintomas terminam em 2 meses que seja feito mais 2 meses de tratamento na ausência de sintomas. No caso da Helga a recuperação clínica das feridas ocorreu no período de 40 dias.

Está com alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, favor entrar em contato conosco!