Atendimento 24 Horas 31 3511-6033 ou 3532-4684   

Notícias

Fenda Palatina

Recebemos uma cadela para ser submetida a uma cesariana no dia 02/06/2019 e ao retirarmos os filhotes nos deparamos com um feto natimorto que apresentava uma malformação congênita tecnicamente chamada de Palatosquise que se trata de uma não união das lâminas ósseas que compõem o teto da cavidade oral mais conhecido como palato. Essa alteração é observada na espécie humana e muitas vezes vem associada a outra a alteração bem conhecida chamada lábio leporino que é também um defeito de não união das estruturas formadoras do lábio superior e parte da narina.

A fenda provocada por essa alteração que comunica a cavidade oral com a nasal leva a graves problemas de saúde no neonato pois uma vez que ele inicia a amamentação o leite ingerido poderá ir parar dentro dos pulmões pelo seu redirecionamento para a cavidade nasal. Se não for operado o filhote apresentará espirros ao amamentar, esforços para vomitar,tosse, e até infecções recidivantes do aparelho respiratório como as pneumonias.

Essa alteração congênita afeta de preferência cães de crânio encurtado geneticamente pelos cruzamentos feitos e que deram origem as raças chamadas Braquiocefálicas, como Boxer, Bulldog inglês e francês, Shi-Tzu,Pequinês,Pug.

Além de fatores hereditários existem outras causas possíveis como deficiência nutricional das mães, alguns medicamentos e produtos químicos ou plantas tóxicas teratogênicas durante a gravidez. Quando não operado o filhote pode vir a óbito por inanição ou pneumonia com o correr do tempo,assim sendo o tratamento consiste em realizar uma cirurgia temporária de faringostomia que consiste na colocação de uma sonda na lateral do pescoço a qual ao entrar na faringe é direcionada ao esôfago entregando a alimentação ou o leite diretamente no estômago. Quando o filhote alcança a idade de 60 a 80 dias uma cirurgia de reconstrução das fendas palatina e naso labial podem ser feitas com menos riscos e mais chances de sucesso portanto.

Está com alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, favor entrar em contato conosco!