Atendimento 24 Horas 31 3511-6033 ou 3532-4684   

Serviços - Especialidades Médicas



Especialidades


Cães e gatos idosos precisam de alguns cuidados diferenciados para garantir uma saúde e qualidade de vida melhor. Confira nossas dicas!

Ter animais idosos em casa requer alguns cuidados diferenciados para oferecer a eles uma qualidade de vida ainda melhor.

– Faça consultas veterinárias com mais frequência: O médico veterinário deve acompanhar anualmente o cão idoso assim considerado na maioria das raças à partir de 6 a 8 anos. As vacinas devem estar sempre em dia, pois animais idosos como os filhotes estão mais propensos a adquirir as doenças infecto contagiosas.

– Faça exercícios de acordo com o limite do animal: Os passeios devem ser curtos e não ultrapassar o limite físico do cão. Indica-se exercitar todos os dias por 20 a 30 minutos com caminhadas leves. Já com os gatos deve-se incentivar a prática de brincadeiras que os façam correr e exercícios repetidos com brinquedos. Adotando essas praticas seu animal terá benefícios na parte cardiovascular e melhora na longevidade, liberando neuro-hormônios que auxiliam no bem estar e controle da frequência cardíaca e pressão arterial. Os resultados positivos já podem ser observados se forem feitos aproximadamente por 3 meses.

– Alimentação adequada: Faça uma dieta especial para os cães e gatos idosos juntamente com o veterinário. É normal que na velhice eles precisem de mais vitaminas e nutrientes diferenciados para isso consulte um veterinário com experiência em nutrição ou se preferir um médico veterinário Nutricionista.

– Deixe sua casa apropriada para eles:Alguns animais idosos podem já apresentar problemas de saúde, como dificuldades na locomoção, dor nas costas, artrite e outros. Adeque a casa e faça as mudanças necessárias para facilitar e não forçar ainda mais o bichinho. Procure por camas macias, coloque comedouros e bebedouros em locais de fácil acesso, coloque rampinhas se necessário, use pisos que evitem escorregamento e, nos dias mais frios, é indicado isolar a caminha do chão com estrados e deixar cobertores a disposição do animal. Já para os gatinhos idosos, use caixas de areia com lados menores, para facilitar a entrada e saída.

Em função da idade todos os animais sejam domésticos ou selvagens estão sujeitos a transtornos cardíacos seja por causas infecciosas , hereditárias ou inflamatórias.

Nosso hospital conta com profissionais especializados em Cardiologia Clínica que prestam serviços para nossos clientes que tiverem seus animais diagnosticados com as mais diversas alterações cardiológicas e vasculares.

Há quase quatro décadas buscamos em nosso Hospital a excelência na Cirurgia Veterinária de rotina e especialmente na emergência tentando reduzir ao máximo o stress nesse momento tanto para o nosso paciente como para o proprietário e seus familiares. Nosso Bloco Cirúrgico conta sala pré operatória, sala de cirurgia ampla com 18 m2 equipada com todos os recursos de instrumentos e equipamentos necessários as mais diversas cirurgias da rotina e da emergência em cães e gatos e animais silvestres. Finalizando anexa a sala de cirurgia está posicionada a sala pós operatória aonde os animais operados continuam a ser monitorados até o retorno completo da anestesia.

A dermatologia hoje se tornou uma área de grande interesse na Clínica Veterinária devido ao enorme número de doenças que cursam direta ou indiretamente afetando a pele dos animais como é o caso da Leishmaniose. Procuramos como norma de conduta clínica usar todo o arsenal de diagnostico dermatológico hoje disponível nos laboratórios veterinários para realizar um correto diagnóstico destas doenças.

Tanto os cães como os gatos estão hoje cada dia mais sendo diagnosticados com doenças hormonais ligadas ao Pâncreas,Tireoide, Supra renal, Paratireoide, ovário, próstata, que são órgãos secretores de hormônios importantíssimos ao funcionamento harmônico de todos os sistemas fisiológicos do organismo.

Essa especialidade tem tido um grande avanço devido ao enorme número de casos clínicos que tem como sintomas muito comuns a epilepsia e as paralisias. Atendemos na nossa rotina variados casos neurológicos onde com base nos mais novos conhecimentos da clínica neurológica fazemos coletas de materiais e exames de imagens através de nossos colegas parceiros nesta área para a partir daí buscar o mais importante que é o diagnóstico e tratamento correto.

Como ocorre com a oftalmologia realizamos procedimentos de rotina como retirada de tártaros, extração dentária também chamada exodontia, cirurgias de mandíbula e maxila como nas fraturas e tumores de boca e gengiva. Para os casos de endodontia (tratamento de canal) bem como reconstruções dentarias contamos com a parceria da Clínica Veterinária Zoodonto de Belo Horizonte que realiza todos estes procedimentos odontológicos especializados.

Atendemos a todas as emergências oculares realizando cirurgias em pálpebras, glândulas lacrimais, extração de corpos estranhos, retirada de globo ocular.

Para patologias intraoculares como tumores intra oculares, lesões de retina glaucoma,catarata mantemos convênio com veterinários especialistas para as devidas cirurgias e procedimentos.

A frequência aumentada dos tumores nos animais levou a formação de equipes interdisciplinares para melhor abordar mais esse desafio dentro da Medicina Veterinária. Realizamos cirurgias de grande porte em tecidos moles como retiradas de tumores de grande tamanho, amputações de membros e cirurgias reconstrutivas com o mesmo cuidado cirúrgico que realizamos cirurgias de baixa complexidade como as biopsias para fins de diagnóstico histopatológico. Contamos também com médico veterinário especialista em quimioterapia que atendem nossos pacientes sob agendamento.

Em nosso Hospital quando atendemos pacientes que necessitam medicação em tempo integral que é a chamada Terapia Intensiva buscamos fazer esse trabalho da forma mais precisa e eficiente possível através de fármacos e equipamentos eficientes para monitorização constante para obter os melhores resultados no menor espaço de tempo.

Somos pioneiros no atendimento de animais selvagens em Betim. Desde 1990 atendemos estes animais inicialmente de forma gratuita colaborando com a Policia Florestal de Betim e atualmente de forma rotineira na área de Clínica e Cirurgia aos proprietários de Araras, Calopsitas, Papagaios, Tartarugas, Jabotis, Hamsters, Coelhos, Cobaios, Aves ornamentais.

A Clínica de felinos se constitui hoje um dos maiores desafios na Clínica de pequenos animais e no nosso Hospital levamos isso muito a sério pois o felino muitas vezes se comporta como um animal selvagem quando está acometido por alguma doença não mostrando sintomas ou sinais mesmo que esteja muito doente. Contamos com Gatil em área privativa onde os felinos não tem proximidade nem contato visual com cães os quais são tradicionalmente as maiores fontes de Stress para gatos internados em clínicas e hospitais veterinários.

Realizamos cirurgias ortopédicas em cães, gatos e animais silvestres, utilizando as mais modernas técnicas atuais visando o reparo de fraturas no menor espaço de tempo, promovendo a reabilitação locomotora mais precoce possível para evitar sequelas como a má união dos ossos, as deformidades por imobilizações inadequadas e as mutilações desnecessárias por falta de suporte e acompanhamento especializado.

Depoimentos


Alguns depoimentos de nossos clientes!

Temos somente que agradecer de coração a toda equipe que sempre nos atendem de forma espetacular. E o mais importante, cuidam da saúde do nosso cachorro (o Simão já bem conhecido por todos) com muita dedicação e conhecimento. Um abraço a todos.

Claudia Lima

Minha cadelinha teve que ser operada por um problema que tinha na coluna, e esta otima e feliz, gracas a cirurgia perfeita feita pelo Dr Dilton, que é um ótimo medico, muito responsavel e atencioso! Recomendo o hospital pelo otimo atendimento, otimas instalações e profissionalismo!

Cassiano Schiavinatto

O Hospital Veterinário Betim é referência no atendimento para meus gatos porque nele encontro profissionais capacitados, eficientes acolhedores e sensíveis no atendimento da Bella e da Vidda.

Beth Borba

Está com alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, favor entrar em contato conosco!